Intangibilidade, internacionalização e desempenho: uma análise para empresas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/internext.v17i3.674

Palavras-chave:

Intangibilidade. Internacionalização. Exportação. Desempenho.

Resumo

Objetivo: Investigar o efeito da intangibilidade no desempenho das empresas exportadoras e não exportadoras no Brasil.

Método: Foram utilizados dados financeiros e contábeis das empresas de capital aberto listadas no Brasil, Bolsa e Balcão (B3), e publicados na base de dados Thomson e na base do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, no período de 2014 a 2019. Como modelo econométrico, estimaram-se modelos de regressão de dados em painel.

Principais Resultados: Os resultados sugerem haver relação significante e negativa entre os ativos intangíveis e o retorno sobre ativos e o retorno sobre o patrimônio líquido para o grupo de empresas exportadoras. Quanto à variável grau de intangibilidade, houve significância negativa somente com o retorno sobre o patrimônio líquido. Para o grupo de empresas não exportadoras, não houve significância. Assim, verificou-se que, quando as empresas exportadoras aumentam seu índice de investimento em intangíveis e seu grau de intangibilidade, sua rentabilidade diminui.

Relevância / Originalidade: Esta pesquisa faz-se relevante visto que os estudos sobre a temática são inconclusivos.

Contribuições Teóricas / Metodológicas: O trabalho pretende trazer uma contribuição teórica por analisar a relação intangibilidade-desempenho para empresas exportadoras e não exportadoras no Brasil.

Contribuições sociais / para a gestão: Com este estudo, pretende-se auxiliar os gestores das empresas brasileiras exportadoras nas decisões de investimentos em ativos intangíveis e nas estratégias de competitividade nos mercados internacionais.

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Biografia do Autor

Renata Pereira de Sant Ana, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Administração área de concentração Finanças do PPGA/FAGEN/UFU e Tecnico-administrativo da UFTM.

Luciana Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Tem experiência na área de Economia e Finanças, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias, Inovação e finanças corporativas. Atualmente é professora Faculdade de Gestão de Negócio da Universidade Federal de Uberlândia na área de finanças.

Kárem Cristina de Sousa Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Administração pela FEA, Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Administração pela FEA, Universidade de São Paulo (2001) e Pós-Doutorado em Administração pela FEA, Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças.

 

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Publicado

2022-09-23

Como Citar

Sant Ana, R. P. de, Carvalho, L., & Ribeiro, K. C. de S. (2022). Intangibilidade, internacionalização e desempenho: uma análise para empresas brasileiras. Internext, 17(3). https://doi.org/10.18568/internext.v17i3.674

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