Intangibilidade, internacionalização e desempenho: uma análise para empresas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.18568/internext.v17i3.674Palavras-chave:
Intangibilidade. Internacionalização. Exportação. Desempenho.Resumo
Objetivo: Investigar o efeito da intangibilidade no desempenho das empresas exportadoras e não exportadoras no Brasil.
Método: Foram utilizados dados financeiros e contábeis das empresas de capital aberto listadas no Brasil, Bolsa e Balcão (B3), e publicados na base de dados Thomson e na base do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, no período de 2014 a 2019. Como modelo econométrico, estimaram-se modelos de regressão de dados em painel.
Principais Resultados: Os resultados sugerem haver relação significante e negativa entre os ativos intangíveis e o retorno sobre ativos e o retorno sobre o patrimônio líquido para o grupo de empresas exportadoras. Quanto à variável grau de intangibilidade, houve significância negativa somente com o retorno sobre o patrimônio líquido. Para o grupo de empresas não exportadoras, não houve significância. Assim, verificou-se que, quando as empresas exportadoras aumentam seu índice de investimento em intangíveis e seu grau de intangibilidade, sua rentabilidade diminui.
Relevância / Originalidade: Esta pesquisa faz-se relevante visto que os estudos sobre a temática são inconclusivos.
Contribuições Teóricas / Metodológicas: O trabalho pretende trazer uma contribuição teórica por analisar a relação intangibilidade-desempenho para empresas exportadoras e não exportadoras no Brasil.
Contribuições sociais / para a gestão: Com este estudo, pretende-se auxiliar os gestores das empresas brasileiras exportadoras nas decisões de investimentos em ativos intangíveis e nas estratégias de competitividade nos mercados internacionais.
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