Artigo aplicado convidado: a ascensão do empreendedorismo digital na américa latina
DOI:
https://doi.org/10.18568/internext.v18i1.735Palavras-chave:
start-ups, unicorns, Latin America, digital, entrepreneurial ecosystems, digital ecosystemsResumo
Objetivo: Este artigo discute por que as start-ups digitais estão florescendo na América Latina. Método: Nosso cenário de pesquisa são as empresas digitais latino-americanas. Nossa análise está baseada em empresas digitais do Brasil, Argentina, México, Chile e Colômbia. Examinamos listas de empresas unicórnio latinas (avaliação + US$ 1 bilhão) e outras empresas digitais proeminentes, compiladas de fontes disponíveis da CB Insights e TechCrunch. Coletamos sistematicamente dados sobre a trajetória de crescimento das empresas de fontes de dados, incluindo material on-line dos sites oficiais das empresas e relatórios públicos, comunicados à imprensa e entrevistas à imprensa feitas pelos CEO das empresas e relatórios internos. Principais Resultados: O artigo discute os drivers por trás da escala e expansão de start-ups digitais e a crescente maturidade dos ecossistemas empreendedores que as sustentam. Relevância / Originalidade: Embora as empresas digitais latino-americanas tenham conquistado a atenção da mídia e dos investidores, há poucas análises de como essas empresas ultrapassaram o estágio inicial e ampliaram suas operações. Contribuições Teóricas / Metodológicas: Nossa contribuição está focada em entender as condições particulares da América Latina e o impacto dos empreendimentos digitais no cenário de negócios da região. Trazemos insights práticos de como as empresas digitais latino-americanas estão crescendo, já que o empreendedorismo digital está experimentando uma rota de crescimento extraordinária na região e está vinculado ao crescimento econômico e à inovação.
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