Marca exportada é melhor do que uma apenas local

Autores

  • Vivian Strehlau ESPM-SP
  • Maria de Lourdes Bacha
  • Suzane Strehlau

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.2197-119

Palavras-chave:

Marca, Imagem, Moda, Brand, Image, Fashion

Resumo

As marcas brasileiras de biquínis gozam de boa imagem na Europa e Estados Unidos, mas pouco se sabe como isso vem afetando a compra dentro do país. A pesquisa procurou identificar os principais fatores que influenciam a escolha das maiores marcas exportadoras de biquíni por mulheres jovens e mais especificamente se existe valor percebido quanto à marca ser exportada. Esse artigo está apoiado em pesquisa exploratória quantitativa baseada em questionários fechados, aplicados junto a 179 mulheres na faixa etária entre 18 e 35 anos, das classes AB, consideradas as maiores consumidoras. Utilizou-se o método de amostragem não probabilístico, com amostra por conveniência. Uma análise de natureza quantitativa com o uso de SPSS permitiu identificar que a marca exportada influencia positivamente a decisão de compra e que os fatores mais relevantes na compra de um biquíni, obtidos através de análise fatorial são: o lado fashion, o mais importante, seguido por design, modelo e conforto.

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Biografia do Autor

Vivian Strehlau, ESPM-SP

Doutora em Administração pela FGV-SP. Professora pesquisadora da ESPM-SP

Maria de Lourdes Bacha

É mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica. É professora de pesquisa de marketing e marketing na Faculdade Ibero Americana e Faculdade Brás Cubas. Tem como área de interesse a filosofia peirceana, com ênfase para teoria do inquiry e inducão. Tem dois livros publicados: Introdução à Pesquisa de Marketing e A Teoria da Investigação de C.S.Peirce.

Suzane Strehlau

Doutora em Administração pela FGV-SP Professora da ESPM-SP e Professora Pesquisadora da Fundação Educacional Inaciana Padre Saboioa de Medeiros

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Publicado

2008-01-18

Como Citar

Strehlau, V., Bacha, M. de L., & Strehlau, S. (2008). Marca exportada é melhor do que uma apenas local. Internext, 2(1), 97–119. https://doi.org/10.18568/1980-4865.2197-119

Edição

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