Posicionamento da marca-país Brasil: uma proposta de estratégia do Oceano Azul

Autores

  • Renata Fernandes Galhanone
  • Sonia Rosa Arbues Decoster

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.21120-143

Palavras-chave:

Estratégia Empresarial, Marca-país, Turismo Médico, Business Strategy, Country Brands, Medical Tourism

Resumo

O livro Estratégia do Oceano Azul, de Kim e Mauborgne (2005) propõe uma nova visão em estratégia empresarial: mudar radicalmente a proposição de valor oferecida aos consumidores, reinventando os mercados de forma a tornar a concorrência atual irrelevante. O presente artigo visa, primeiramente, discutir a contribuição do modelo dos autores, com foco na identificação e entrega aos consumidores de fontes completamente novas de valor. Em seguida, a estratégia é aplicada em um exercício teórico. A proposta é de criação de um Oceano Azul para a marca-país Brasil, aplicando os respectivos conceitos. Busca-se, com este exercício, entender as vantagens e complexidades envolvidas no modelo e, ao mesmo tempo, explorar, ainda que teoricamente, o potencial para o país das oportunidades oferecidas por uma tendência do setor de turismo internacional: o turismo médico.

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Biografia do Autor

Renata Fernandes Galhanone

Especialista em Marketing pela ESPM

Sonia Rosa Arbues Decoster

Especialista em Administração pela FGV-SP. Professora na Faculdade Sumaré

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Publicado

2008-01-18

Como Citar

Galhanone, R. F., & Decoster, S. R. A. (2008). Posicionamento da marca-país Brasil: uma proposta de estratégia do Oceano Azul. Internext, 2(1), 120–143. https://doi.org/10.18568/1980-4865.21120-143

Edição

Seção

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