Posicionamento da marca-país Brasil: uma proposta de estratégia do Oceano Azul
DOI:
https://doi.org/10.18568/1980-4865.21120-143Palavras-chave:
Estratégia Empresarial, Marca-país, Turismo Médico, Business Strategy, Country Brands, Medical TourismResumo
O livro Estratégia do Oceano Azul, de Kim e Mauborgne (2005) propõe uma nova visão em estratégia empresarial: mudar radicalmente a proposição de valor oferecida aos consumidores, reinventando os mercados de forma a tornar a concorrência atual irrelevante. O presente artigo visa, primeiramente, discutir a contribuição do modelo dos autores, com foco na identificação e entrega aos consumidores de fontes completamente novas de valor. Em seguida, a estratégia é aplicada em um exercício teórico. A proposta é de criação de um Oceano Azul para a marca-país Brasil, aplicando os respectivos conceitos. Busca-se, com este exercício, entender as vantagens e complexidades envolvidas no modelo e, ao mesmo tempo, explorar, ainda que teoricamente, o potencial para o país das oportunidades oferecidas por uma tendência do setor de turismo internacional: o turismo médico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html