Estratégias de internacionalização: estudo de caso do setor calçadista
DOI:
https://doi.org/10.18568/1980-4865.11260-282Palavras-chave:
Estratégias de Internacionalização, Incentivos Fiscais, Exportações, Setor Calçadista, Internationalization Strategies, Tax incentives, Exports, Shoe sectorResumo
O presente estudo mostra os impactos da globalização e sua interferência nas estratégias de internacionalização e competitividade do setor calçadista. Apresenta como estudo de caso empresas calçadistas situadas no estado do Ceará, o processo de internacionalização e as estratégias utilizadas para promovê-lo. O estudo se baseia em pesquisa bibliográfica bem como dados estatísticos. Analisa a globalização e as dificuldades de gestão com que as empresas se deparam diante desse cenário, a importância da cooperação entre empresas, os incentivos fiscais e financeiros concedidos pelo governo e apresenta a mudança estrutural que o setor vem causando na balança comercial do estado tradicionalmente agrícola. Conclui que a utilização de incentivos fiscais para a atração de empresas de calçados do sul e sudeste do país tem sido muito produtiva para o estado principalmente por ter dado ao setor uma projeção internacional.Downloads
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