Quando ser internacional vale a pena: O efeito da presença internacional de uma marca de serviços sobre as atitudes dos consumidores
DOI:
https://doi.org/10.18568/1980-4865.10130-43Palavras-chave:
Efeito País de Origem, Gestão de Marcas, Experimento, VarejoResumo
Estudos acadêmicos têm investigado o “efeito país de origem” sobre as atitudes dos consumidores, que criam percepções baseadas na imagem dos países e em sua tradição na manufatura de determinados bens. Sabe-se que países com maior nível de desenvolvimento socioeconômico transmitem uma imagem mais favorável aos bens fabricados localmente, que os menos desenvolvidos. E também que o grau de envolvimento com a categoria é um importante moderador do efeito da imagem do país de origem. No entanto, a maioria dos estudos enfoca produtos tangíveis. Assim, este estudo examina o efeito país de origem para serviços, usando uma abordagem inexplorada e distinta: a presença em várias cidades do mundo como apelo na propaganda, sem mencionar explicitamente o país de origem. Criamos um cenário em que duas novas marcas de varejo, de baixo e alto envolvimento, estabelecem-se no Brasil, mencionando a presença em cidades de países desenvolvidos (vs. emergentes). Os resultados mostram que o efeito da presença em cidades de países desenvolvidos (vs. de países emergentes) é mais positivo sobre a intenção de compra, a atitude em relação à propaganda e a percepção de sucesso para uma categoria de alto envolvimento (loja de roupas e acessórios) do que de baixo envolvimento (supermercado).
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