Quando ser internacional vale a pena: O efeito da presença internacional de uma marca de serviços sobre as atitudes dos consumidores

Autores

  • Renata Fernandes Galhanone Centro Universitário da FEI - SP
  • Rúbia Harumi Suzuki Universidade de São Paulo - USP
  • Marília Aparecida Trizi Amorim Universidade de São Paulo - USP
  • José Mauro da Costa Hernandez Centro Universitário da FEI

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.10130-43

Palavras-chave:

Efeito País de Origem, Gestão de Marcas, Experimento, Varejo

Resumo

Estudos acadêmicos têm investigado o “efeito país de origem” sobre as atitudes dos consumidores, que criam percepções baseadas na imagem dos países e em sua tradição na manufatura de determinados bens. Sabe-se que países com maior nível de desenvolvimento socioeconômico transmitem uma imagem mais favorável aos bens fabricados localmente, que os menos desenvolvidos. E também que o grau de envolvimento com a categoria é um importante moderador do efeito da imagem do país de origem. No entanto, a maioria dos estudos enfoca produtos tangíveis. Assim, este estudo examina o efeito país de origem para serviços, usando uma abordagem inexplorada e distinta: a presença em várias cidades do mundo como apelo na propaganda, sem mencionar explicitamente o país de origem. Criamos um cenário em que duas novas marcas de varejo, de baixo e alto envolvimento, estabelecem-se no Brasil, mencionando a presença em cidades de países desenvolvidos (vs. emergentes). Os resultados mostram que o efeito da presença em cidades de países desenvolvidos (vs. de países emergentes) é mais positivo sobre a intenção de compra, a atitude em relação à propaganda e a percepção de sucesso para uma categoria de alto envolvimento (loja de roupas e acessórios) do que de baixo envolvimento (supermercado).

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Biografia do Autor

Renata Fernandes Galhanone, Centro Universitário da FEI - SP

Pequisadora de Pós-Doutorado no Centro Universitário da FEI-SP. Doutora em Administração de Empresas (FEA-USP)

Rúbia Harumi Suzuki, Universidade de São Paulo - USP

Bacharel em Marketing pela EACH - USP

Marília Aparecida Trizi Amorim, Universidade de São Paulo - USP

Bacharel em Marketing pela EACH - USP

José Mauro da Costa Hernandez, Centro Universitário da FEI

Professor do Curso de Pós-Graduação em Administração do Centro Universitário da FEI. Doutor em Administração pela EASP-FGV. Livre docente pela EACH - USP

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Publicado

2015-05-13

Como Citar

Galhanone, R. F., Suzuki, R. H., Amorim, M. A. T., & Hernandez, J. M. da C. (2015). Quando ser internacional vale a pena: O efeito da presença internacional de uma marca de serviços sobre as atitudes dos consumidores. Internext, 10(1), 30–43. https://doi.org/10.18568/1980-4865.10130-43

Edição

Seção

Artigos