A Internacionalização da Menendez Amerino Ltda: Indícios e Contestações do Modelo Nórdico
DOI:
https://doi.org/10.18568/1980-4865.7162-87Palavras-chave:
Internacionalização, Estratégia, Network, Modelo Nórdico, ExportaçãoResumo
A questão que motivou esta pesquisa foi o de entender como se desenvolveu e o processo de internacionalização da Menendez Amerino, tendo como subsídio para análise desse fenômeno o Modelo Nórdico de Internacionalização. A estratégia metodológica de estudo de caso qualitativo foi considerada apropriada para esclarecer o problema de pesquisa e para investigar o processo e a dinâmica do fenômeno da internacionalização, em uma perspectiva longitudinal. Considerando isso, foram definidas entrevistas que guiaram o estudo. Foram realizadas treze entrevistas com os seis respondentes que compõem os sujeitos da pesquisa. Utilizou-se o método de entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados in loco, individualmente, com os sujeitos entrevistados. A análise dos dados possibilitou a descrição e a interpretação do fenômeno investigado. Foram encontradas quatro fases marcantes na trajetória de vida da empresa estudada. Na maior parte do período analisado, o processo de formação das estratégias com base no incrementalismo lógico esteve presente na organização. A pré-disposição da empresa para o comportamento born global foi alicerçado no backgrounds dos fundadores sobre o mercado externo. Do ponto de vista do Modelo Sueco, percebe-se que a empresa comportou-se de formas diferentes em dois momentos: no primeiro, corroborando; e, no segundo, parcialmente discordando. A utilização de networks como ferramenta de internacionalização, evidenciou-se desde a fundação da empresa, sendo essa uma variável crucial para sua atuação estratégica internacional.Downloads
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