AQUISIÇÕES INTERNACIONAIS EM MULTINACIONAIS: SOB UM CAMPO DE FORÇAS

Autores

  • Américo da Costa Ramos Filho Universidade Cândido Mendes_Niterói

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.51148-163

Palavras-chave:

Aprendizagem, Aquisições, Conhecimento, Gestão, Multinacionais

Resumo

O objetivo deste ensaio é o de debater a ação das multinacionais em relação às alternativas de gestão de suas unidades no exterior, em especial suas aquisições, com repercussões tanto na interação entre matriz e subsidiárias/coligadas, quanto à aprendizagem e ao conhecimento gerencial a ela associados. Inicialmente é debatida a problemática da internacionalização de empresas via investimentos diretos no exterior – IDEs, marcadamente as aquisições e associações estratégicas. É destacado no texto o grau de assimilação e intercâmbio de práticas e valores dentro das organizações em interação, incluindo um conjunto de tipologias derivadas da literatura existente. Em seguida é feita uma abordagem mais específica sobre os aspectos intra e interorganizacionais das multinacionais, ligados às estratégias, competências e papéis de matrizes e subsidiárias, suas conseqüentes formas de relacionamento ao fluxo de conhecimento existente e formas de aprendizagem dele derivadas, envolvendo também um conjunto de tipologias já estabelecidas. Debate-se, em seguida, duas visões acerca da oposição entre o universal e o particular na gestão internacional, com aspectos globais e contextuais: a oposição convergência-divergência, como um campo de forças, com impactos na transferência de conhecimento. Por fim, são feitas algumas considerações conclusivas, enfatizando, à guisa de contribuição, outra tipologia de multinacionais relacionando a dualidade convergência-divergência aos níveis organizacional e nacional, bem como ao posicionamento das companhias à matriz resultante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Américo da Costa Ramos Filho, Universidade Cândido Mendes_Niterói

Professor de Administração da Universidade Cândido Mendes e Doutor em Administração pela EBAPE/FGV-RJ

Downloads

Publicado

2010-12-23

Como Citar

Ramos Filho, A. da C. (2010). AQUISIÇÕES INTERNACIONAIS EM MULTINACIONAIS: SOB UM CAMPO DE FORÇAS. Internext, 5(1), 148–163. https://doi.org/10.18568/1980-4865.51148-163

Edição

Seção

Artigos