Efeitos das distâncias e recursos da empresa no desempenho exportador de empresas

Autores

  • Givanildo Silva Universidade Regional de Blumenau, FURB, Blumenau, SC
  • Mohamed Amal Doutor em Engenharia da Produção. Professor no Programa de Pós graduação em Administração e no departamento de Economia na Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB.
  • Gérson Tontini Universidade Regional de Blumenau, FURB, Blumenau, SC
  • Gustavo da Rosa Borges Universidade Federal do Pampa – UFP, Dom Pedrito, RS

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.1031-14

Palavras-chave:

Distância institucional, Determinantes de exportação, Recursos da empresa

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar o efeito da distância sobre o desempenho exportador das empresas de Santa Catarina e em que medida tal efeito é moderado pelas características das equipes de exportação e pelos recursos organizacionais. A literatura indica que quanto maior a distância, menor é o desempenho exportador. Foi utilizada regressão linear múltipla e análise de variância a partir de levantamento de atributos e satisfação de exportação em uma amostra final de 49 empresas produtoras exportadoras. Os resultados confirmaram que quanto maior a distância institucional, menor é o desempenho exportador. Foi confirmado o efeito moderador dos recursos da organização, pois a experiência internacional, o conhecimento de mercado, as formas de negociação e os comportamentos da equipe possuem relação positiva com maior desempenho exportador, bem como, o planejamento estratégico influencia o valor total de exportações, o crescimento no volume, e os resultados gerais.

Downloads

Biografia do Autor

Givanildo Silva, Universidade Regional de Blumenau, FURB, Blumenau, SC

Doutorado em andamento em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB.

Mohamed Amal, Doutor em Engenharia da Produção. Professor no Programa de Pós graduação em Administração e no departamento de Economia na Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB.

Professor do doutorado em administração.

Gérson Tontini, Universidade Regional de Blumenau, FURB, Blumenau, SC

Doutor em Engenharia Mecânica. Professor titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB.

Gustavo da Rosa Borges, Universidade Federal do Pampa – UFP, Dom Pedrito, RS

Doutor em Administração. Professor titular da Universidade Federal do Pampa – UFP

Referências

AULAKH, P.; KOTABE, M.; TEEGEN, H. Export Strategies and Performance of Firms from Emerging Economies: Evidence from Brazil, Chile, and Mexico. Academy of Management Journal, v.43, n.3, p.342-361, 2000.

BARKEMA, Harry; BELL, John; PENNINGS, J. M. E. Foreign entry, cultural barriers and learning. Strategic Management Journal, v. 17, n. 2, p. 151-166, 1996.

BARNEY, Jay; WRIGHT, Mike; KETCHEN, David J. The resource-based view of the firm: Ten years after 1991.

Journal of Management, v. 27, n. 6, p. 625-641, 2001. DOI 10.1177/014920630102700601

BARNEY, Jay. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v. 17, n. 1, p. 99-120, 1991.

BECKERMAN, W. Distance and the pattern of intra-European trade. The Review of Economics and Statistics, v. 38, n. 1, p. 31-40, 1956. DOI 10.2307/1925556

CARNEIRO, Jorge; ROCHA, Angela da; SILVA, Jorge Ferreira da. Determinants of export performance: a study of large Brazilian manufacturing firms. BAR-Brazilian Administration Review, v. 8, n. 2, p. 107-132, 2011. DOI 10.1590/s1807-76922011000200002

DICHTL, Erwin; KOEGLMAYR, Hans-Georg; MUELLER, Stefan. International orientation as a precondition for export success. Journal of International Business Studies, v. 21, n. 1, p. 23-40, 1990.

DIMAGGIO, P. J.; POWELL, W. W. The iron cage revisited: Institutional isomorphism and collective rationality in organizational fields. American Sociological Review, v. 48, n. 2, p. 147-160, 1983. DOI 10.2307/2095101

DOW, Douglas; KARUNARATNA, Amal. Developing a multidimensional instrument to measure psychic distance stimuli. Journal of International Business Studies, v. 37, n. 5, p. 578-602, 2006.

GHEMAWAT, Pankaj. Distance still matters. Harvard Business Review, v. 79, n. 8, p. 137-147, 2001.

HAIR JR, J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HÅKANSON, Lars; AMBOS, Björn. The antecedents of psychic distance. Journal of International Management, v. 16, n. 3, p. 195-210, 2010. DOI 10.1016/j.intman.2010.06.001

HE, Xinming; BROUTHERS, Keith D.; FILATOTCHEV, Igor. Resource-based and institutional perspectives on export channel selection and export performance. Journal of Management, v. 39, n. 1, p. 27-47, 2012. DOI 10.1177/0149206312445926

HENRIQUES, Irene; SADORSKY, Perry. The determinants of an environmentally responsive firm: an empirical approach. Journal of Environmental Economics and Management, v. 30, n. 3, p. 381-395, 1996.

HOFFMAN, Andrew J. Linking organizational and field-level analyses the diffusion of corporate environmental practice. Organization & Environment, v. 14, n. 2, p. 133-156, 2001.

HUTZSCHENREUTER, Thomas; VOLL, Johannes C.; VERBEKE, Alain. The impact of added cultural distance and cultural diversity on international expansion patterns: A Penrosean perspective. Journal of Management Studies, v. 48, n. 2, p. 305-329, 2011. DOI 10.1111/j.1467-6486.2010.00966.x

JOHANSON, Jan; VAHLNE, Jan-Erik. The internationalization process of the firm – a model of knowledge development and increasing foreign market commitments. Journal of International Business Studies, v. 8, n. 1, p. 23-32, 1977. DOI 10.1057/palgrave.jibs.8490676

JOHANSON, Jan; VAHLNE, Jan-Erik. The Uppsala internationalization process model revisited: From liability of foreignness to liability of outsidership. Journal of International Business Studies, v. 40, n. 9, p. 1411-1431, 2009. DOI 10.1057/jibs.2009.24

KIRKMAN, Bradley L.; LOWE, Kevin B.; GIBSON, Cristina B. A quarter century of culture's consequences: A review of empirical research incorporating Hofstede's cultural values framework. Journal of International Business Studies, v. 37, n. 3, p. 285-320, 2006.

LEONIDOU, L. C. et al. Marketing strategy determinants of export performance: a meta-analysis. Journal Business Research, vol. 55, n.1, p.51 – 67, 2002.

LEUNG, K.; BHAGAT, R. S.; BUCHAN, N. R., EREZ, M.; GIBSON, C. B. Culture and international business: recent advances and their implications for future research. Journal of International Business Studies, v. 36, n.4, p. 357-378, 2005. DOI 10.1057/palgrave.jibs.8400150

MADSEN, T. K. Successful export marketing management: some empirical evidence. International Marketing Review, vol. 6, n. 4, p. 41-57, 1989.

MEYER, J. W.; ROWAN, B. Institutionalized organizations: Formal structure as myth and ceremony. American Journal of Sociology, v. 83, n. 2, p. 340, 1977. DOI 10.1086/226550

MEYER, Klaus E.; MUDAMBI, Ram; NARULA, Rajneesh. Multinational enterprises and local contexts: the opportunities and challenges of multiple embeddedness. Journal of Management Studies, v. 48, n. 2, p. 235-252, 2011. DOI 10.1111/j.1467-6486.2010.00968.x

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR. Empresas brasileiras exportadoras por países de destino ou por Unidade da Federação. 2014. Disponível em: http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=1444&refr=603. Acesso em: 13 jan. 2014.

NORTH, D. C. Institutions. The Journal of Economic Perspectives, v. 5, n. 1, p. 97-112, 1991. DOI 10.1257/jep.5.1.97

OLIVER, C. Sustainable competitive advantage: Combining institutional and resource-based views. Strategic Management Journal, v. 18, n. 9, p. 697-713, 1997. DOI 10.1002/(sici)1097-0266(199710)18:9<697::aid-smj909>3.0.co;2-c

PENG, Mike W.; WANG, Denis YL; JIANG, Yi. An institution-based view of international business strategy: A focus on emerging economies. Journal of International Business Studies, v. 39, n. 5, p. 920-936, 2008.

PLATCHEK, Renata Bertoldi; FLORIANI, Dinorá Eliete; BORINI, Felipe Mendes. A Influência do Grau de Internacionalização no Desempenho das Empresas Têxteis. Revista Gestão Organizacional, v. 5, n. 1, p. 70-81, 2012.

SHENKAR, Oded. Cultural distance revisited: Towards a more rigorous conceptualization and measurement of cultural differences. Journal of International Business Studies, v. 32, n. 3, p. 519-535, 2001. DOI 10.1057/palgrave.jibs.8490982

SOUSA, Carlos MP; BRADLEY, Frank. Cultural distance and psychic distance: two peas in a pod?. Journal of International Marketing, v. 14, n. 1, p. 49-70, 2006.

VIEIRA, Valter Afonso; FAIA, Valter da Silva. Efeitos Moderadores Duplos e Triplos na Análise de Regressão. XXXVIII Encontro da Anpad. Rio de Janeiro, 2014.

Publicado

2015-12-18

Como Citar

Silva, G., Amal, M., Tontini, G., & Borges, G. da R. (2015). Efeitos das distâncias e recursos da empresa no desempenho exportador de empresas. Internext, 10(3), 1–14. https://doi.org/10.18568/1980-4865.1031-14